sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Menopausa


A menopausa é uma das várias alterações naturais que ocorrem na mulher durante sua vida. A menopausa não é uma doença, nem mesmo um estado psicológico.


Simplesmente a menopausa consiste em uma alteração natural, fisiológica, em que há uma diminuição nos níveis de hormônios femininos, estrogênio e progesterona.
Derivada das palavras “meno”, que significa mês e “ pausis” que quer dizer pausa, a menopausa significa o fim de sues períodos menstruais, ou seja, a menstruação. A menopausa ocorre porque os ovários deixam de produzir os hormônios que controlam a menstruação – estrogênio e progesterona.

Este processo pode durar de 4 a 5 anos e durante esse período a mulher pode vir a ter menstruações irregulares, antes de terminarem completamente. Na maioria das mulheres, entre os 45 e 55 anos, os ciclos menstruais irai finalmente parar, o que significa que a menopausa ocorreu.   

A primeira fase da menopausa – chamada pré-menopausa – pode iniciar-se entre os 40 e 45 anos, contudo é impossível determinar exatamente quando essa fase começará. Nem a idade da sua mãe, nem a idade com a qual a mulher teve sua primeira menstruação são indicativos seguros.
Eis alguns dos primeiros sinais que indicam que a menopausa está próxima:
  • A menstruação aparece com intervalos cada vez maiores, chegando mesmo a ficar ausente por vários meses antes de recomeçar. Pode ainda ocorrer com maior freqüência – cada 21 ou 25 dias, por exemplo.
  • O fluxo menstrual pode alterar-se tornando-se mais ou menos intenso.
 O QUE PROVOCA A MENOPAUSA    
 
A menopausa é o sinal da natureza de que a função reprodutora está terminando. Com isso o organismo produzirá menos estrogênio e progesterona, que são os dois principais hormônios que controlam o aparelho reprodutor feminino.

Para entender porque os níveis de estrogênio diminuem na menopausa temos de voltar um pouco no tempo. Quando uma menina atinge a puberdade, por volta dos 12 a 14 anos, ela possui nos ovários todos os óvulos de que necessitará durante toda sua vida reprodutiva. Durante a fase reprodutora de uma mulher (da puberdade à menopausa), habitualmente em cada mês é liberado um óvulo para uma possível fecundação (gravidez). Essa liberação do óvulo ocorre juntamente com a produção cíclica de hormônios pelo ovário. Nas duas primeiras semanas o ciclo, logo após a menstruação, os ovários produzem estrogênio e, quando os estrogênios atingem a máxima produção, ocorre a ovulação. Durante as duas semanas seguintes, ocorre a produção de progesterona. Quando esta produção acaba, ocorre novamente a menstruação. Estes hormônios produzem não só modificações no corpo de uma adolescente, como também são responsáveis pela ocorrência mensal das menstruações. Com o passar do tempo, a mulher possui cada vez menos óvulos e seus ovários vão tendo cada vez menos atividade. Normalmente em torno dos 45 aos 55 anos, ela deixa de ovular e seus ovários deixam de produzir hormônios.

Isso significa que não só a gravidez deixa de ser possível, como também não terá mais menstruações e nem os hormônios que desempenham importante papel no seu organismo para a reprodução e para a sua saúde em geral.
 
OS PRIMEIROS SINTOMAS DA MENOPAUSA    

Apesar da mulher talvez estar ansiosa para nunca mais menstruar, o seu corpo poderá sentir falta do estrogênio que os ovários costumavam produzir. A maneira como seu organismo revela a falta de estrogênio é através dos seguintes sintomas:
- Ondas de calor (fogachos) são sentidas por 75% a 80% das mulheres que estão na menopausa;
- Aproximadamente 255 das mulheres sofrem com os fogachos durante 5 anos ou mais;
- Suores noturnos, ondas de calor que ocorrem à noite. Freqüentemente levam a perda de sono e a sensação de cansaço durante o dia.
- Insônia;
- Menor desejo sexual;
- Irritabilidade;
- Ressecamento vaginal, 30% das mulheres sentem a vagina seca, bem como perda de elasticidade do tecido vaginal após a menopausa. Isto pode levar a um aumento do risco de infecções.
- Dor durante o ato sexual; 
- Vontade freqüente de urinar, acompanhada de dor e ardor;
- Mesmo antes da menstruação cessar completamente, 80% das mulheres começam a apresentar sintomas de falta de estrogênio.
 OUTROS EFEITOS DA FALTA DE ESTROGÊNIO    
 
Além dos sintomas descritos existem outros efeitos mais sutis que podem começar na mesma época. O organismo da mulher pode não sentir imediatamente os efeitos, mas a longo prazo eles podem tornar-se graves. Esses efeitos são a osteoporose e o aumento de risco de doença cardíaca.
 
OSTEOPOROSE    
 
Termo médico que significa “ossos porosos” , a osteoporose é uma situação resultante da perda de massa óssea – os ossos passam a apresentar poros e enfraquecem, começando a causar dor. Tal fato aumenta o risco de fraturas ósseas, o que dificulta a vida no dia-a-dia e, pode nos casos mais graves, levar a mulher a ficar imobilidade na cama.
Uma em cada 4 mulheres sofre uma fratura decorrente da osteoporose por volta dos 60 anos. Aos 75 anos esse risco aumenta para uma em cada 2 mulheres. É importante lembrar que mais de 50% da quantidade total da perda óssea ocorre nos primeiros 7 anos da menopausa.
 
AUMENTO DO RISCO DE COENÇA CARDÍACA    
 
Antes de chegar na menopausa as mulheres têm muito menos problemas cardíacos ou de circulação sanguínea que os homens. Quando os níveis de estrogênio começam a diminuir na fase da menopausa, o risco de doença cardíaca ou circulatória aumenta consideravelmente nas mulheres. No entanto, estudos têm demonstrado que o estrogênio ajuda a evitar alterações indesejáveis nos níveis de colesterol, uma das causas que se encontra na origem de algumas doenças cardíacas.
 
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR A SI PRÓPRIA DURANTE A MENOPAUSA? 
 
NUTRIÇÃO    
Uma boa dieta é fundamental para uma boa saúde em todas as idades. Durante a menopausa a mulher pode necessitar de uma quantidade extra de vitaminas e sais minerais, especialmente cálcio. A ingestão de alimentos ricos em cálcio é igualmente importante para a manutenção da massa óssea.
FUMO    
O hábito de fumar é um fator que, por si só, aumenta a possibilidade de doenças cardíacas e pode também favorecer o aparecimento da osteoporose. Assim, se você é fumante procure eliminar esse hábito.
 
TRANQÜILIDADE E REPOUSO    
Um sono tranqüilo é sempre bom. Dê a si mesma tempo suficiente para dormir e evite beber café ou chá antes de deitar. E procure repousar e estar descontraída e livre do estresse e tensões.
 
EXERCÍCIO    
Em conjunto com uma dieta adequada, o exercício é a melhor forma para manter o tônus muscular. Evite engordar durante e após a menopausa. A manutenção do peso e boa forma física irão ajudar a mulher a sentir-se mentalmente positiva.
 
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL    
Independentemente do que come, do quanto dorme ou do tipo de exercícios que faz, a mulher pode ainda ser afetada pelos sintomas da menopausa originados pela falta de estrogênio. Para muitas mulheres a terapia de reposição hormonal tem sido uma boa resposta.  Como este é um método ainda polêmico é aconselhável que a mulher procure reunir todas as informações disponíveis sobre o assunto, conversar detalhadamente com seu médico, a fim de decidir qual o tratamento mais indicado, em seu caso, para diminuir os efeitos da menopausa sobre seu organismo.

3 comentários:

Thatica. disse...

obrigada pela oração que você deixou em meu blog, com certeza você foi usada por Deus, era tudo o que eu precisava ouvir.. meu olho encheu de lágrimas..


inclusive, eu havia pedido para que Deus colocasse em minha vida, alguém que pudesse falar Dele pra mim e Deus usou você!

obrigada.. bjs e tenha um ótimo FDS!

OBS.: ESTOU TE SEGUINDO!

Deus abençoe você e sua familia!

Josi - Com as mãos nas redeas de mim mesma! disse...

oiii... amei sua vsita... que delicia saber que alguem orou por mim... beijos

Thatica. disse...

Nossa muito obrigada pelas palavras sábias e doces em meu blog. Por cada benção, por ser essa pessoa abençoada..
Primeiro tenho que agradecer ao Pai, por ter usado você, nesse momento.. pra me guiar!
tá dificil.. mas sei que irei superar!

beijos.. tenha uma ótima semana.. que Deus lhe abençoe!

QUINOA


PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

A quinoa foi escolhida pela Nasa por ser uma ótima fonte de proteínas de

alto valor biológico e fornecer todos os aminoácidos essenciais necessários para a

formação de enzimas e de massa muscular e para todo o funcionamento orgânico.

Os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo organismo humano e, por

isso, é preciso buscá-los na comida. As principais fontes são os alimentos de

origem animal. 'Como tem uma quantidade muito grande de proteínas e todos os

aminoácidos essenciais, além de ser rica em ferro e zinco, a quinoa é de especial

interesse para o vegetariano. Aquinoa ainda fornece magnésio, potássio,

manganês, vitaminas B1, B2, B3, D e E. Para completar, é um alimento rico em

fibras também bastante calórico 100 gramas correspondem a 450 calorias.

O amaranto possui grande potencial nutritivo. A semente possui cerca de

15% de proteínas, que tem uma qualidade biológica comparável à do leite e

superior a de outros vegetais, como a soja e o feijão. O amaranto também é rico

em fibras e pode ser utilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento

pouco encontrado em vegetais. Experiências realizadas com coelhos de

laboratório na FSP, que tiveram seu colesterol aumentado por uma dieta,

demonstraram a capacidade do amaranto em reduzir os níveis plasmáticos de

colesterol. O amaranto é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, com

folhas grandes e panículas (tufos semelhantes às espigas) que concentram as

sementes. "As folhas podem ser cozidas como a couve". Para a produção de

farinha, é necessário extrair das sementes o óleo, que tem altos níveis de ácidos

graxos insaturados e também poderia ser usado na alimentação.

INDICAÇÕES:

Não há restrições para o consumo daquinoa e amaranto, mas o público-

alvo são os portadores de doença celíaca (intolerância a alimentos à base de trigo,

centeio, cevada e aveia), já que ela é totalmente isenta de glúten e ainda possui

outras características como proteína de qualidade, em quantidade superior à dos

cereais; amido com grânulos pequenos, que facilitam a produção de alimentos

congelados; fração de gorduras que auxiliam na redução do colesterol; vitaminas

(em especial a E) e minerais, como o cálcio, o magnésio, o manganês e o ferro em

quantidades que superam com vantagem os cereais. Assim, eles estarão

incorporando opções para diversificar os alimentos e aumentando as chances de

levar uma vida normal. Certamente, os que sofrem dessa enfermidade genética

passarão, ao longo do tempo, a perceber os demais benefícios de seu uso. Os

atletas devem ingeri-la antes e depois das provas, pois a quinoacontém ômega 3

e ômega 6, auxiliares no armazenamento de glicogênio nos músculos; as

crianças, como alternativa ao leite de vaca; e os idosos, porque se trata de um

alimento rico em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e amelhorar a memória.

 
Related Posts with Thumbnails