quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CONGELAR VEGETAIS É EXCELENTE PARA SAÚDE

Esta técnica acaba por eliminar os microrganismos da superfície do legume, mantendo-a limpa. Na verdade os vegetais deveriam ser congelados após a colheita, mas como isso não é possível, faça-o assim que comprar, escolhendo sempre os mais frescos. Segundo pesquisa da Birds Eye, empresa americana de vegetais congelados, num tempo, cerca de 16 dias, entre o caminho da colheita até o fornecedor, mais o tempo que ficam nas gôndulas, os vegetais já perderam parte dos nutrientes, entre 10% e 45% (dependendo do legume).

TUDO PODE SER CONGELADO?
Quase, sempre temos as exceções, no caso: tomate, rabanete, pepino. A batata, por exemplo, não pode ser congelada crua, pelo excesso de amido que ela contém, absorve muita água, amolece, esfarela e escurece, a não ser na forma de purê, bolinhos ou suflês. Mas os demais vegetais podem ser congelados, ou melhor, devem ser congelados, pois perderão muito menos nutrientes.
COMO CONGELAR?
Para congelar os vegetais, é necessário que estejam limpos e descascados. Devem ser escaldados em água fervente ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, esse processo se chama “branqueamento”. Com esse procedimento os vegetais manterão sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes.
A seguir uma tabela para branqueamento dos vegetais:

QUANTO CONGELAR?

Congele em porções pequenas, em sacos plásticos, tirando o máximo de ar possível. Nunca use o papel alumínio para embalar, pois ele grudará no alimento. Para descongelar pode levar direto ao forno microondas, sabendo que terá que cozinhar mais, já que eles sofreram apenas um pré aquecimento.
Dicas :
- Brownies e Cookies: eles terão um prazo longo de validade, apenas se lembre de colocar etiqueta no saco plástico para lembrar quando congelou. Vocês pode manter congelado por alguns meses.
- Pães e Muffins: Também podem ser congelados por alguns meses. Apenas coloque dois sacos plásticos em volta para garantir que a temperatura não “queime” o alimento.
- Cupcakes e Bolos: Podem  ser congelados por um bom período também. Já testei e o bolo fica exatamente com o  mesmo gosto!!!
- Tortas: SIM!!! Mas sempre antes de assar, congele  a torta crua e depois descongele para assar!
- Margarina/Manteiga: Se comprou mais manteiga do que precisava, é só colocar no freezer e depois descongelar quando for usar.
- Queijo: se precisar congelar, apenas corte em fatias antes e coloque em saquinhos.
- Legumes e Ervas: basicamente todos eles. Continuarão deliciosos e você não desperdiça alimentos!
- Sopas: Todas as sopas podem ser congeladas. Eu sempre faço mais porções para congelar.
- Molho de macarrão: molho de tomate, pesto, branco etc…super útil para aqueles dias que você não quer cozinhar. Também faço mais porções para deixar congelado.
- Carnes, peixes e frango: Lembre-se de sempre deixar as datas de quando congelou, mas normalmente você pode deixar guardado de 6 meses a 1 ano.
E lembrem-se: congelou uma vez, não pode mais congelar!
Materia retirada de 2 sites: Blog Enfim Casada e http://resumodamoda.com/

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QUINOA


PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

A quinoa foi escolhida pela Nasa por ser uma ótima fonte de proteínas de

alto valor biológico e fornecer todos os aminoácidos essenciais necessários para a

formação de enzimas e de massa muscular e para todo o funcionamento orgânico.

Os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo organismo humano e, por

isso, é preciso buscá-los na comida. As principais fontes são os alimentos de

origem animal. 'Como tem uma quantidade muito grande de proteínas e todos os

aminoácidos essenciais, além de ser rica em ferro e zinco, a quinoa é de especial

interesse para o vegetariano. Aquinoa ainda fornece magnésio, potássio,

manganês, vitaminas B1, B2, B3, D e E. Para completar, é um alimento rico em

fibras também bastante calórico 100 gramas correspondem a 450 calorias.

O amaranto possui grande potencial nutritivo. A semente possui cerca de

15% de proteínas, que tem uma qualidade biológica comparável à do leite e

superior a de outros vegetais, como a soja e o feijão. O amaranto também é rico

em fibras e pode ser utilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento

pouco encontrado em vegetais. Experiências realizadas com coelhos de

laboratório na FSP, que tiveram seu colesterol aumentado por uma dieta,

demonstraram a capacidade do amaranto em reduzir os níveis plasmáticos de

colesterol. O amaranto é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, com

folhas grandes e panículas (tufos semelhantes às espigas) que concentram as

sementes. "As folhas podem ser cozidas como a couve". Para a produção de

farinha, é necessário extrair das sementes o óleo, que tem altos níveis de ácidos

graxos insaturados e também poderia ser usado na alimentação.

INDICAÇÕES:

Não há restrições para o consumo daquinoa e amaranto, mas o público-

alvo são os portadores de doença celíaca (intolerância a alimentos à base de trigo,

centeio, cevada e aveia), já que ela é totalmente isenta de glúten e ainda possui

outras características como proteína de qualidade, em quantidade superior à dos

cereais; amido com grânulos pequenos, que facilitam a produção de alimentos

congelados; fração de gorduras que auxiliam na redução do colesterol; vitaminas

(em especial a E) e minerais, como o cálcio, o magnésio, o manganês e o ferro em

quantidades que superam com vantagem os cereais. Assim, eles estarão

incorporando opções para diversificar os alimentos e aumentando as chances de

levar uma vida normal. Certamente, os que sofrem dessa enfermidade genética

passarão, ao longo do tempo, a perceber os demais benefícios de seu uso. Os

atletas devem ingeri-la antes e depois das provas, pois a quinoacontém ômega 3

e ômega 6, auxiliares no armazenamento de glicogênio nos músculos; as

crianças, como alternativa ao leite de vaca; e os idosos, porque se trata de um

alimento rico em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e amelhorar a memória.

 
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